quinta-feira, 16 de agosto de 2007

12 de outubro de 2005

A Casa do Marinheiro do Rio grande realizou dia 12 de outubro, Dia da Criança, uma série de atividades em homenagem às crianças integrantes da Família Naval, envolvendo crianças de diferentes idades, sendo complementado com "A hora do Conto".

Para atender ao grande número de crianças presentes foi necessário fazer 3 encontros. Os livros foram cedidos gentilmente pela Fundação Educar DPaschoal, www.educardpaschoal.org.br/. Todos os livros da Fundação Educar são distribuídos gratuitamente a escolas públicas, organizações sociais e Bibliotecas.

Historinhas:

Secco, Patrícia Engel. Juca brasileiro, a água e a vida. [Campinas, SP]: Educar, 2004.

O livro conta a história da cidade de Salesópolis, onde fica a nascente do rio Tietê. Esse é o inicio da viagem de Zé Golfinho, profundo conhecedor e amante das águas, percorre dando lições como: há quanto tempo existe água no mundo, sua importância para a sobrevivência dos seres vivos, a quantidade de água existente no mundo e a poluição dos rios.


Secco, Patrícia Engel. Muita água e sabão mas pichação não. [Campinas, SP]: Educar, 2004.

Felício e seus amigos notaram que a pichação de praças, estátuas e igrejas deixava a cidade muito feia. Nina, a ratinha, explicou que esses monumentos, além de bonitos, contam a história de nossas cidades. A turminha resolveu então bolar um superplano para mostrar às pessoas a importância do patrimônio histórico. Mas não esqueceu os muros e paredes da vizinhança: afinal, conservá-los é dever de todos os cidadãos. Este livro faz parte da Série Felício Feliz na qual ajuda as crianças a entender o que é cidadania, ética, meio ambiente e comportamento.



Aymone, Sandra. O rei dos canudinhos : histórias do sul. [Campinas, SP]: Educar, 2005.


O caminhoneiro Fernando narra suas aventuras, pelo Rio Grande do Sul, ao filho Mateus, que tem a chance de cohecer as lendas, costumes, bebidas e danças da região visitada pelo pai.

Resultado:
Neste dia compareceram mais de 100 crianças que contaram também com sorteio de diferentes brindes. Confiram as fotos.

Contadoras:

Criselen Jarabiza, Ana Paula Rajão e Mônica Pischke

Após o encerramento da terceira seção, as crianças assistiram a peça teatral apresentada pelo Corpo Cênico Lilia Neves.

Nenhum comentário: